JARDIM TEMÁTICO DO AEROPORTO DE MENONGUE

1. LOCALIZAÇÃO

O Aeroporto Comandante Kwenha também conhecido como Aeroporto de Menongue, situa-se no ponto Este do no Município de Menongue Latitude:14°39′25″S e Longitude:17°43′05″E, província do Cuando Cubango.

      3. OBJECTIVO

O parque temático do Aeroporto tem como objectivo demonstrar e informar através de suporte tecnológico QRCODE a história de cada espécie de árvores existentes no Cuando Cubango (Mussivi, Pau Ferro, Girassonde, Mumue, Mupanda, Muinga) e a preservação das mesmas. Através de um conceito de intervenção com métodos construtivos específicos no qual o aproveitamento dos materiais locais e mão de obra local dirigida por técnicos especialistas permite-nos executar obras com resultados satisfatórios, pela diminuição do custo de execução e empregabilidade local. Todo o material utilizado para a execução das obras de construção é material local, o que põe de parte a necessidade de importação de matérias do estrangeiro, e consequentemente valoriza o material local.

  1. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

O parque temático do aeroporto tem como objectivo demonstrar e informar através de suporte tecnológico QRCODE a história de cada espécie de árvores existentes no Cuando Cubango (Mussivi, Pau Ferro, Girassonde, Mumue, Mupanda, Muinga) e a preservação das mesmas.

No conceito de todo o projecto, deseja-se que todo o material utilizado para aexecução das obras de construção seja local e que as mesmas sejam executadas pelapopulação local de modo a enaltecer o espírito comunitário da cidade. Com a utilização de solo-cimento em laterite, material da zona, com diversas tonalidades, deseja-se que os passeios sejam um cartão-de-visita para quem chega à cidade pelo aeroporto. Além disso, com a utilização de várias espécies de árvores locais,pretende-se enaltecer o que de melhor existe na região, levando as pessoas a
caminhar e passear passear num jardim com qualidade superior.

A informação acerca das espécies vegetais poderá ser lida por QRCode, com ajuda de wi-fi gratuito a instalar no jardim, o que irá ajudar as pessoas a absorver o conceito pretendido: uma região,um povo.